quarta-feira, 3 de junho de 2015

[Resenha] Robinson Crusoé - Daniel Defoe


Robinson Crusoé
Autor: Danie Fefoe
Editora: Martin Claret
Ano: 2007
Páginas: 398
Nota: 4/5

Publicado em 1719, Robson Crusoé, romance de Daniel Defoe, escritor e jornalista inglês, é considerado um clássico da literatura Mundial. A narrativa é direta sem muitas pausas para divagações filosóficas ou psicológicas. A história se trata de Robinson Crousoé, marinheiro inglês, que viveu numa ilha deserta por vinte e oito anos. Depois de abandonar usa família ao dezoito anos para ser marinheiro contra a vontade dos pais. Crusoé vagou pelos mares, enfrentando vários perigos como ser prisioneiros de piratas.Uma de suas aventuras que chamou-me a atenção é quando ele vem ao Brasil colonial onde comprou terras e começou a plantar cana-de-açúcar. Foi um bom empreendimento onde ele lucrou muito, mas ele não se contentou em ficar longe de suas viagens marítimas. Robinson partiu em rumo a África prometendo que iria capturar mais escravos para trabalharem em suas plantações. Ainda na costa brasileira ele teve alguns probleminhas. Depois de duas terríveis tempestades, o navio naufraga.O único que consegue se salva é o nosso aventureiro que escapou milagrosamente da morte. O seu barco naufragou perto de uma ilha onde ele começa a viver. No começo tudo é bem precário, mas com decorrer dos anos ele começa a se adaptar. Ele consegue resgatar algumas coisas do barco com sua arma, papel e tinta que em meio a história ele escreve uma breve diário sobre o seu dia-adia. Ele constrói uma forte para se proteger entre outros objetos. A partir da chegada nesta ele se envolve em algumas aventuras e umas delas é salva o índio Sexta-feira - apelidado assim, pois foi salvo nesse dia.Quando eu comecei a ler esta obra não esperei muito que acabou me surpreendendo. Posso dizer que não é um dos meus melhores clássicos lidos. Em meio a minha leitura lembrei do filme "Náufrago". Achei a história mediana e não me cativou muito.

4 comentários:

  1. Oi!
    Ainda não li o livro. E sinceramente não tenho muita vontade de ler.
    Gostei da sua resenha, detalhada e sincera, sem muitas delongas. Gosto de resenhas nesse estilo.
    Abraço!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    Sabe que nunca quis ler esse livro pro achar que teria muitas divagações filosóficas ou psicológicas,me animei um pouco mais a ler depois que disse na resenha que não é bem assim,.Parabéns pela resenha bem estruturada e objetiva.
    Bejos!
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adorei tua resenha, se bem que esse livro n faz mt meu estilo
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este livro é clássico, indicado para os mais jovens é muito boa a história, com certeza o filme Naufrago foi inspirado neste livro!

    ResponderExcluir